sexta-feira, 3 de maio de 2013

A cenoura, o ovo e o café




Uma garota queixou-se ao pai, sobre a vida e como as coisas estavam difíceis para ela. Já não sabia o que havia de fazer – estava cansada de lutar e de combater. Parecia-lhe que assim que um problema estava resolvido, um outro surgia.
Então, o pai levou-a até a cozinha.
Encheu três pequenas panelas com água e pô-las ao fogo.
Assim que a água começou a ferver, numa panela colocou cenouras, noutra, ovos e, na terceira, pó de café.
Deixou que tudo fervesse, sem dizer uma palavra.
A filha esperou impacientemente, imaginando o que dali iria resultar.
Minutos depois, ele apagou o fogo.
Pegou nas cenouras, nos ovos e no café, colocando-os em recipientes separados.
Virou-se para a filha e perguntou:
- Querida, o que estás a ver?
- Cenouras, ovos e café – respondeu ela.
Ele pediu-lhe para provar as cenouras. Ela obedeceu e notou que as cenouras estavam macias.
Ele, então, pediu-lhe que pegasse um ovo e o quebrasse. Ela obedeceu e, depois de retirar a casca, verificou que o ovo endurecera com a fervura.
Finalmente, ele lhe pediu que tomasse um gole do café. Ela sorriu ao sentir o aroma delicioso e então perguntou:
- O que é que isto significa, pai?
- Cada um destes – a cenoura, o ovo e o café – enfrentou a mesma adversidade, a água a ferver, mas cada um reagiu de maneira diferente. A cenoura, outrora crua e rígida, amoleceu e tornou-se frágil. Os ovos, antes frágeis, mesmo com a casca protegendo o interior, tornaram-se firmes e mais resistentes. Já o pó de café é incomparável: depois de colocado na na água fervente, ele mudou a própria água.
Após profundo silêncio, o pai prosseguiu:
- Qual deles és tu? Quando a adversidade bate à tua porta, como respondes?
És a cenoura, o ovo ou o pó de café? És como a cenoura, parecendo firme e forte, mas, com a dor e a adversidade, murcha e torna-se frágil, perdendo a sua força? Ou será que és como o ovo, começando maleável, mas, depois de sofrer alguma pressão da vida, torna-se duro? A sua “casca” até parece a mesma, mas por dentro, está duro. Será que és como o pó de café? Transformas o meio que te aflige, alteras o que causa dor e ofereces algo melhor e mais gostoso do que havia antes da adversidade?
E você, como lida com a adversidade?… cenoura, ovo ou café?

http://bibliacomentada.com.br/index.php/2013/5/2/a-cenoura-o-ovo-e-o-cafe/

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Força Total

David C. Egner


Em seu livro “Pronto para decolar”, o piloto veterano Bob Griffin conta que os aviões da 1ª Guerra Mundial não eram equipados com controle de potência em seus motores, de forma que os mesmos estavam sempre operando com máxima potência. Isso fazia com que a vida útil dos motores fosse bastante reduzida, e os pousos e decolagens fossem sempre uma aventura.

Em contraste com estes aviões, Bob conta que voou em um avião com um possante motor Lycoming, com controle de potência. As instruções diziam: “A potência de decolagem (potência máxima) deve ser usada por no máximo 5 minutos”. O piloto era instruído à retornar a uma potência média assim que possível, caso contrário poderiam haver problemas no motor.

Da mesma forma, Deus não nos criou para viver em velocidade máxima todo o tempo. Nós podemos voar alguns ter alguns dias com “força total”, emendando compromissos e dormindo pouco, mas se não “diminuirmos a potência” depois de algum tempo estamos correndo o risco de sofrer um acidente ou “pifar” em pleno ar.

Durante alguns dias bastante difíceis, Jesus chamou seus discípulos para “vir e descansar um pouco” (livro de Marcos, capítulo 6 verso 31). Nós também precisamos não apenas de descanso físico mas também de um descanso espiritual, através da meditação, oração e leitura da Bíblia.

Você está voando a força total? Lembre-se dos aviões…


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...