terça-feira, 26 de outubro de 2010

Autoridades haitianas combatem epidemia de cólera, diminui ritmo de mortes

PORTO PRÍNCIPE (AFP) - As autoridades de saúde haitianas trabalhavam nesta segunda-feira para conter a expansão da epidemia de cólera que assola o país, esperançosas com as estatísticas que mostram uma redução no número de doentes e mortes.

O balanço de 259 mortos e 3.115 pessoas infectadas, divulgado pelo diretor geral do ministério da Saúde, Gabriel Thimoté, representa um aumento de apenas 33 vítimas mortais da epidemia em um período de 24 horas.
A doença "está limitada a um perímetro bem definido" na região de Artibonite (norte) e em partes do centro, informou no domingo a ministra das Relações Exteriores Marie-Michele Rey.
Na Suíça, onde participa de uma cúpula de países francófonos, Rey disse que, neste momento, "aqueles que estão lá parecem estar em condições de conter a situação".
Há temores, no entanto, de que uma crise sanitária sem precedentes se instale se a epidemia se infiltrar nos precários campos de desabrigados de Porto Príncipe, onde centenas de milhares de pessoas vivem desde o terremoto que destruiu o país em janeiro.
A França anunciou nesta segunda-feira que prepara o envio de uma missão médica de emergência para ajudar a combater o surto de cólera.
"Estamos reunindo uma missão médica de emergência para mandar ao Haiti, que partirá das Antilhas francesas", declarou o porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Bernard Valero.
"Desde o anúncio da epidemia de cólera no Haiti, o Ministério das Relações Exteriores mobilizou o conjunto dos serviços correspondentes para tomar as medidas necessárias no contato direto com as autoridades haitianas, as agências da ONU e em especial a Organização Mundial da Saúde (OMS) e as organizações não-governamentais", acrescentou Valero.
A cólera é transmitida através da água e de alimentos contaminados, e pode se espalhar como um rastilho de pólvora pelos acampamentos provisórios, que sofrem com as sofríveis condições de higiene.
"Sabemos como prevenir as mortes por cólera", indicou no domingo Catherine Bragg, coordenadora adjunta de Ajudas de Emergência da ONU, referindo-se ao fornecimento de antibióticos, ao tratamento da água e à distribuição de produtos de higiene básica.
A cólera era considerada uma doença erradicada no Haiti há mais de um século, mas voltou a aparecer depois das fortes chuvas que castigaram várias regiões do norte do país na semana passada.

http://noticias.terra.com.br/

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

A importância do tema chamado Santuário

Por que somente a Igreja Adventista do 7º Dia tem uma doutrina específica como à do santuário celestial? Dedicar atenção para os credos e crenças fundamentais de outras igrejas torna claro que os adventistas são realmente únicos em levar esta bandeira doutrinária.
A grande pergunta é: Por que têm eles esta doutrina?
A razão é que um trabalho muito especial iniciou no santuário celeste – em 1844, um trabalho de juízo realizado por Cristo, com conseqüências eternas, que no seu final virá Jesus e a história da humanidade, como a conhecemos, terá o seu fim. Esta igreja foi estabelecida para anunciar que este julgamento está em curso (Dn 9 e Ap 14).

De fato é inegável a importância do tema em toda a Bíblia. O santuário é o centro, o quartel-general do plano da salvação. O plano de Deus para salvar o homem está centralizado no santuário celestial. E isto é verdade em toda a história bíblica. Isto foi verdade no tempo do A.T., também verdade no tempo do N.T., e é verdade nos dias de hoje. Portanto, não tem que ver apenas com o julgamento no tempo do fim, mas está relacionado com a salvação do homem em todos os tempos.
A doutrina do santuário nos diz o que Deus está fazendo no momento presente. É uma descrição de uma ação contemporânea, daquilo que Deus está realizando.
Em outras palavras, os adventistas chamam a atenção do mundo cristão a um ensinamento, a uma doutrina bíblica, que a própria Bíblia diz ser importante, se consideramos a quantidade de material existente no livro que se refere a este assunto.
Há uma grande quantidade de material na Bíblia dedicado a este assunto. Qualquer estudo relacionado encontrará ampla referência, se é importante para Deus o deveria ser também para o homem. Várias passagens da Bíblia só podem ser totalmente compreendidas a menos que tenhamos algum conhecimento do santuário e suas cerimônias tipológicas. Um exemplo seria o incidente do julgamento de Jesus Cristo, quando Caifás que era sumo-sacerdote (Mt 26:63-65), rasga as vestes ao Jesus afirmar ser o Messias, a atitude do sumo-sacerdote era expressamente proibida, até sob pena de morte (Lv 21:10 e 10:6). Dessa forma reafirmamos mais ainda a farsa que foi o julgamento do mestre, pois o verdadeiro condenado ali seria o próprio Caifás e não Jesus de Nazaré, pois ele quebrara leis do seu próprio sacerdócio. Acontecimentos como esse nos são mais claros pelo fato de compreendermos melhor o tema do santuário.
Para os adventistas o estudo do santuário é uma descoberta tridimensional do evangelho, seu estudo pode significar um maior entendimento de verdades eternas, especialmente da obra que Cristo realizou e está realizando em nosso favor, pois Jesus é a concretização de todo o santuário. Portanto, é seguro dizer que na Bíblia temos mais sobre o santuário do que qualquer outra coisa.
Assim como a coluna vertebral está em importância para nosso corpo, o tema do santuário tem o seu valor para a IASD.

Após dez anos de expectativa, primeiro AdoleCamp é realizado na região de Curitiba

O programa foi feito em parceria pelas duas associações adventistas com sede na capital paranaense.


Com o tema Jesus é 10, o primeiro acampamento de adolescentes das Associações Central e Sul Paranaense (ACP e ASP, respectivamente) reuniu mais de 270 participantes no último final de semana, de 16 a 19 de outubro. O Acampamento Adventista de São Luiz do Purunã, no município de Balsa Nova, a 49 quilômetros de Curitiba, foi o local escolhido para realizar o projeto inédito na região.
Robinson Amorim, que há 33 anos trabalha com adolescentes na igreja e realiza congressos para a garotada em todo o Brasil, foi um dos convidados para o final de semana tão esperado. "O Adole Camp é um sonho de dez anos. É a primeira vez que conseguimos tirar os adolescentes dos centros urbanos e trazer para o campo e está sendo tudo muito bom, maravilhoso", avaliou Robinson.
O programa, coordenado pelo departamento de Adolescentes das Associações Central e Sul Paranaense, foi feito em parceria com o departamento de Jovens das duas entidades e contou ainda com aproximadamente 30 pessoas na equipe de apoio, tudo para garantir um programa de qualidade e que ficasse marcado na vida dos adolescentes.
Erleni Nemes, diretora do departamento de Adolescentes na ACP e uma das coordenadoras do programa, chegou a se preocupar com a chuva que caía no início da tarde de sexta-feira, poucas horas antes da abertura do evento, mas estava confiante de que isso não atrapalharia o projeto. "Apesar da chuva todos eles vieram muito motivados e o nosso Adole Camp foi uma verdadeira bênção", comemorou ela. Nem a chuva nem o cansaço puderam atrapalhar o programa. Os preparativos levaram tempo e exigiram muito empenho, conforme avaliou Keila Marques, que responsável pelos adolescentes na ASP. "O corre-corre foi intenso, a gente trabalhou muito pra isso aqui mas tudo valeu muito a pena".
No evento, os adolescentes tiveram momentos de palestras atrativas pra sua faixa de idade, provas que exigiram concentração, disposição física, conhecimento da Bíblia, trabalho em equipe e raciocínio lógico. Foi uma miscelânea de atividades que caiu no gosto da meninada e, no fim das contas, a única parte ruim foi mesmo no domingo, na hora de ir embora. E para os que ficaram com o gostinho de "quero mais", o recado dos organizadores é animador. "Planejamos fazer um Adole Camp a cada dois anos", adianta Erleni Nemes. "A ideia é termos, em um ano, um congresso na cidade, como os que já são realizados, e no ano seguinte um acampamento", conclui.
Colaboração: Elielso Moura
por Elio Moura
Elio.moura@usb.org.br
Associação Central Paranaense

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Adventistas somam 16,6 milhões de membros em todo o mundo

Silver Spring, Estados Unidos … [ASN] G. T. Ng, secretário da Igreja Adventista em âmbito mundial, apresentou seu relatório aos delegados do Concílio Anual no domingo, 10 de outubro, destacando a necessidade de aumento de atividade de missões em áreas onde a Igreja tem trabalho reduzido.
Muito desse crescimento vem da América Latina e da África Oriental e Meridional, disseram líderes da Igreja durante o relatório do secretário para o Concílio Anual, uma reunião administrativa da Comissão Executiva denominacional que reúne aproximadamente 300 delegados.
Embora a apresentação reiterasse informações de relatórios do ano anterior, serviu como uma visão expandida das operações da Igreja, incluindo a atividade de missões, e foi a primeira exposição de G. T. Ng como secretário da Igreja Adventista.
Novas análises incluíram uma visão “séria” quanto à mudança de uma “metodologia pró-ativa para uma reativa” em alocação missionária. Ng, um ex-secretário associado que supervisionava o recrutamento para missões em boa parte da Ásia, disse que mais missionários estão servindo em instituições estabelecidas do que no trabalho missionário de “linha de frente”.
Em 2008, a Igreja enviou 755 missionários de tempo integral, cerca de 56 por cento dos quais serviram em instituições. Esse número está acima dos 45 por cento 10 anos atrás, declarou Ng. A Igreja gasta de 21 a 24 milhões de dólares ao ano com salários para missionários de tempo integral, recrutados e processados mediante a sede da administração denominacional.
“Se gastarmos uma boa parcela de nosso orçamento em instituições [missionárias], então estaremos sacrificando nossa necessidade na Janela 10/40″, comentou NG, referindo-se à região mundial da África Ocidental até a Ásia Oriental onde o cristianismo conta com pouca presença.
Número e desafios – A membresia denominacional em muitas regiões do mundo é forte e crescente, declarou Bert Haloviak, diretor do escritório de Arquivos e Estatísticas. Em 30 de junho, havia 16.641.357 adventistas por todo o mundo, informou Haloviak. Isso representa um adventista para cada 414 pessoas sobre o planeta, uma melhora de 10 desde o Concílio Anual do ano passado, ele disse.
Haloviak disse aos delegados que a África tem o maior número de membros entre todos os continentes e que a quantidade de membros na América do Sul é a que está crescendo mais rapidamente. Do número total de membros, a África tem 37 por cento, a América Latina 33 por cento, a Ásia 19 por cento, a América do Norte 7 por centro e a Europa/Oceania tem 4 por cento.
Este é também o sétimo ano consecutivo em que a Igreja tem um ganho líquido de mais de 1 milhão de membros. Haloviak declarou que 1.062.655 pessoas uniram-se à Igreja entre 1o. de julho de 2009 e 30 de junho deste ano. Cerca de 41 por cento desses novos membros estão na América do Sul e África Meridional, 18 por cento na América Central e quase 16 por cento na África Centro-Oriental. Os 21 por cento restantes vivem em outras regiões mundiais. A Europa respondeu por menos de 2 por cento dos novos membros.
Haloviak também relatou sobre as contínuas auditorias de membros na América do Sul, como tem feito em anos anteriores. Mesmo com recentes medidas de auditoria ali e na região da Ásia Meridional-Pacífico, os registros revelam que ambos os campos estão entre as áreas de mais rápido crescimento na denominação.
A Igreja na América do Sul tem conduzido auditorias de membros para cada um dos últimos três anos. A membresia mesmo assim cresceu ali em 218.000 membros no ano passado. Na Ásia Meridional-Pacífico, o crescimento líquido têm coerentemente se mantido acima de 6,5 por cento pelos últimos três anos. A região também têm experimentado perda de 6,5 por cento de membros para cada 100 conquistados, a única das 13 regiões mundiais a ter perda líquida de membros de um dígito.
“Temos a tendência de ir a lugares onde o trabalho é fácil”, ele disse. “Mas quando consideramos a escuridão nos países da Janela 10/40 … temos que tomar nota disso e fazer planos correspondentes”, ele comentou aos delegados.
[Equipe ASN, Ansel Oliver]

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

ADOLECAMP 10 - Jesus é 10

Pessoal, o ADOLECAMP foi fantástico! Estava tudo de bom!


Cultos, comida, desafios, gincana!!! 


Fogo do conselho


Pena que acabou...


Mas ficaram as nova amizades!!!


Fotos no nosso Orkut

4 º Trimestre de 2010 - Livro Aberto - Lição 04 - Anjos e Demônios

Verso para memorizar:

Quando chegaram perto de Jesus, viram o homem que antes estava dominado por demônios; e ficaram espantados porque ele estava sentado, vestido e no seu perfeito juízo.  Marcos 5:15.

Textos para a semana: 

História Bíblica: Marcos 5.
Comentário: O Grande Conflito – Cap. 31 e 32

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

4 º Trimestre de 2010 - Livro Aberto - Lição 03 - Síndrome

Verso para memorizar:

Depois houve guerra no céu. Miguel e os seus anjos lutaram contra o dragão, que combateu junto com os seus anjos.
Mas o dragão foi vencido, e por isso ele e os seus anjos não puderam mais ficar no céu. O enorme dragão foi lançado fora do céu. Ele é aquela velha cobra, chamada Diabo ou Satanás, que leva todas as pessoas do mundo a pecar.
Ele foi jogado sobre a terra, e os seus anjos também foram jogados junto com ele.  Apocalipse 12:7-9.

Textos para a semana:

História Bíblica: Isaías 14:12-14; Ezequiel 28:11-17; Apocalipse 12:7-9.
Comentário: O Grande Conflito – Cap. 29, 30.

sábado, 2 de outubro de 2010

Lição 02 - Porta Fechada e Livros Abertos

Verso para memorizar:

Somente Noé e os que estavam com ele na barca ficaram vivos. O resto foi destruído, isto é, os seres humanos, os animais domésticos, os animais selvagens e os que se arrastam pelo chão e as aves. Gênesis 7:23

Textos para a semana:

História Bíblica: Gênesis 6:6-23.

Comentário: O Grande Conflito – Cap. 28.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Agendas de Oração

Pessoal,

Com muito carinho fiz para vocês estas Agendas de Oração!

Que vocês a usem todos os dias e esta possa ajudá-los a contar as Bênçãos dos Céus!



LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...