terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Quem foi Ellen G.White? - Os laboriosos anos finais

Poucos meses depois de sua volta a Sta. Helena, na última parte de 1905, saiu do prelo o livro A Ciência do Bom Viver, dedicado ao interesse da cura do corpo e da alma. Educação fora publicado em 1903, e dois volumes dos Testimonies, o sétimo e o oitavo, foram publicados em 1902 e em 1904, respectivamente.

Antes de deixar Washington, animaram-se os obreiros do sul da Califórnia a conseguir a propriedade do sanatório de Loma Linda, fazendo-se apelos para o início da obra educativa médico-missionária na costa do Pacífico. A obra apertada de livros da Sra. White foi freqüentemente interrompida, durante os poucos anos seguintes, pelas viagens a Loma Linda para animar os obreiros locais, e ao sanatório Paradise Valley, perto de San Diego, que ela pessoalmente ajudara a iniciar em 1903.

Encontramos a Sra. White de volta novamente a Washington, em 1909, assistindo a uma sessão da Associação Geral. Depois dessa reunião em cumprimento de um desejo há muito acariciado no coração, visitou sua velha cidade de Portland, Maine. Ali deu, de novo, seu testemunho naquele lugar histórico em que seu trabalho tivera começo, sessenta e cinco anos antes. Foi essa sua última viagem aos Estados do Leste, e permanece na memória do oeste para leste.

Reconhecendo que poucos dias lhe restavam, com todo o ardor empenhou-se Ellen White na rápida produção de certo número de livros que apresentavam instruções essenciais à igreja, Testimonies for the Church, vol. IX, foi publicado em 1909. Em 1911 apareceu Os Atos dos Apóstolos. Em 1913 foi publicado Conselhos aos Professores, Pais e Estudantes, e em 1914 foi terminado e enviado para o prelo o manuscrito de Obreiros Evangélicos. Os meses finais ativos da vida da Sra. White foram dedicados ao livro Profetas e Reis.

Na manhã do sábado, 13 de fevereiro de 1915, ao entrar Ellen White em seu confortável gabinete de estudos, tropeçou e caiu, e viu que não podia levantar-se. Foram buscar auxílio e logo se verificou que o acidente era sério. O exame de raios X revelou uma fratura no quadril, e a Sra. White ficou durante cinco meses confinada à cama ou na cadeira de rodas.

Suas palavras a amigos e parentes durante as últimas semanas de vida indicam um sentimento de alegria, e o senso de ter realizado fielmente a obra que o Senhor lhe confiara, confiança de que a obra de Deus avançaria até seu triunfo final, mas a preocupação de que os membros individuais da igreja, especialmente nossos jovens, reconhecessem o tempo em que estávamos e o sério preparo necessário para encontrar o Senhor em Sua vinda.

Os trabalhos da vida de Ellen White terminaram a 16 de julho de 1915, na idade madura de oitenta e sete anos bem passados, e foi posta a descansar ao lado do esposo no cemitério de Oak Hill, em Batlle Creek, Michigan. Embora a voz esteja silente e a pena infatigável descansando, contudo, as preciosas palavras de instrução, conselho, admoestação e encorajamento sobrevivem, para guiar a igreja remanescente até o fim do conflito e o dia da vitória final.
www.centrowhite.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...