sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Furacão provoca cheias no Haiti e República Dominicana

O furacão Tomas se dirigia no final da tarde de hoje para o canal que separa o Haiti de Cuba, a passagem Windward, provocando chuvas e enchentes nas cidades haitianas e na República Dominicana, além de atingir Baracoa, no leste cubano. O centro da tempestade está a 230 quilômetros ao noroeste de Porto Príncipe, com ventos máximos sustentados de 140 quilômetros por hora, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês), sediado em Miami.
O furacão atingiu com chuvas torrenciais as cidades haitianas de Jeremie e Les Cayes, além da capital Porto Príncipe. Um homem morreu afogado quando tentava atravessar um rio transbordado em um veículo utilitário na área rural de Grand-Anse, informou a proteção civil do Haiti.

Na República Dominicana, que divide com o Haiti a ilha de Hispaniola, as enchentes danificaram pelo menos 1.700 moradias e forçaram a retirada de 8 mil moradores, disse o diretor das operações de emergência, Juan Manoel Mendez.

Em Leogane, uma cidade haitiana que esteve no epicentro do terremoto de 12 de janeiro deste ano que destruiu 90% das construções locais, as ruas foram alagadas pelas chuvas. Dezenas de famílias de um campo de refugiados carregavam seus pertences a um ponto de taxi em um local mais elevado e não atingido pelas águas. "Nós esperamos a tempestade passar. Não há nada que possamos fazer", disse Johnny Joseph, de 20 anos.

O Tomas ameaça o empobrecido país que sofre com uma epidemia de cólera que já matou 442 pessoas. A Cruz Vermelha Americana comunicou que o furacão poderia dificultar o esforço para controlar os casos da doença em campos de desabrigados. O terremoto de janeiro deixou 1,3 milhão de desabrigados no Haiti.

Guantánamo

A 120 quilômetros ao noroeste do olho do furacão, na base naval norte-americana de Guantánamo (Cuba), foram suspensos os voos e o porto foi fechado. As previsões alertaram que o furacão poderá ganhar mais força e o nível das marés poderá subir em até 1 metro acima do normal. O Aeroporto de Porto Príncipe ficou fechado hoje.

O governo cubano retirou 800 moradores de áreas mais vulneráveis no município de Baracoa, que fica no leste da província de Guantánamo. A cidade de Baracoa costuma sofrer enchentes durante as passagens de furacões.

O furacão Tomas matou 14 pessoas em Santa Lúcia, então perdeu força e tornou-se uma depressão tropical. Agora voltou a ganhar força. Um alerta foi emitido para o sul das Bahamas e para as ilhas Turks and Caicos, que estão no caminho previsto do furacão.

O Tomas deverá atingir Turks and Caicos na manhã de amanhã com força de furacão, segundo projeções do NHC, e depois se dirigir à ilha Bermuda, onde poderá chegar enfraquecido na quarta-feira. As informações são da Associated Press e da Dow Jones.

http://br.noticias.yahoo.com/s/05112010/25/mundo-furacao-provoca-cheias-no-haiti.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...