sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Reconstrução do Haiti demorará duas décadas, segundo Governo

Madri, 5 nov (EFE).- A reconstrução do Haiti demorará pelo menos 20 anos, afirmou nesta sexta-feira o ministro de Turismo, Patrick Delatour, enviado especial do Governo haitiano à assembleia anual do Clube de Madri, que celebra na capital espanhola uma sessão especial dedicada à reconstrução e ao desenvolvimento democrático do país.

Estava previsto que o atual primeiro-ministro do Haiti, Jean Max Bellerive, fosse ao encontro dessa organização internacional, composta por mais de 70 chefes de Estado e do Governo de 50 países, mas ele enviou o ministro em seu lugar por causa da epidemia de cólera e da ameaça do furacão "Tomas" no país.

Delatour analisou junto a 30 membros do Clube de Madri a complicada situação que seu país enfrenta desde o terremoto de 12 de janeiro, que deixou mais de 220 mil mortos e destruiu a maior parte de sua infraestrutura.

O encontro também serviu para debater as eleições de 28 de novembro, que desperta a desconfiança da comunidade internacional em relação ao processo político e aos sucessivos Governos.

Segundo Delatour, o país "está disposto a superar" esses desafios no próximo pleito.

"Convidamos todos a acompanhá-lo, para que não restem dúvidas sobre seu processo e sua legitimidade", disse em entrevista coletiva.

O Clube de Madri será um dos responsáveis por assessorar o atual Executivo haitiano no processo eleitoral.

Seu presidente, Wim Kok, afirmou nesta sexta-feira que a intenção da organização é garantir eleições "justas, equitativas e livres".

"Não há desenvolvimento que seja bom se as instituições não funcionam", disse Kok.

Apesar das dramáticas consequências do terremoto e da cólera no país, o Haiti está otimista em relação à sua reconstrução, porque "o novo Governo não começará do zero", segundo Delatour.

O novo Governo deverá apostar na "continuidade das ações que estão sendo realizadas", ressaltou.

"Durante os próximos cinco anos terão que ser estabelecidas prioridades e o povo terá que ser consultado para que se elabore em conjunto um programa de reconstrução", disse o ministro. EFE

http://br.noticias.yahoo.com/s/05112010/40/mundo-reconstrucao-haiti-demorara-duas-decadas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...